Ponto de Vista

Quando estava no 1º Semestre da Faculdade de Administração, meu professor de Economia - que buscava ensinar através da Subjectividade - contou uma história sobre este Tema acima


No inicio da década de 90, estava tendo uma Reunião entre os executivos de uma Empresa de Produtos de Higiene. Eles estavam procurando uma maneira de cortar custos pois o Lucro havia caído 30% de um ano para outro.

Na hora do cafézinho, uma Servente pegou a conversa de relance e falou para o Presidente:

- Olha doutor, esses tubos de pasta de Dente do senhor é muito Ruim de tirar o creme depois de uma semana, disse a Empregada.

Naquela época, os tubos de pasta de dente eram de alumínio, e depois de um tempo ficava impossível de tirar a Pasta do Tubo. 

- É... Tem mais alguma coisa que a senhora tem a dizer sobre o "meu produto", retrucou muito interessado o Presidente da companhia.

Os Executivos da empresa começaram a conversar com a Empregada e dela tiraram informações valiosas sobre o produtos deles. Daí que surgiu o interesse daquela empresa de fazer um outro tipo de Tubo. Foi assim que criarão o Tubo de Plástico.

 Outra coisa que a servente contribuiu foi que a abertura do tubo ficou menor!!!

O que hoje parece normal, ter um Feed Back do cliente, naquela época era bastante diferente, sempre prevalecia  a opinião dos tais "intelectuais". Hoje em dia todos temos um voz de comando, pena que muita gente não sabe usar, ou usa de forma nem um pouco apropriada.

A moral da Histórinha que meu professor contou foi que temos que ter a visão de quem usará um produto/ serviço e não a visão que convém ao fabricante.
Itálico
Noutro semestre, outro professor - agora de Produção - disse uma coisa óbvia, mais incomum de ser admitida:

"Você puxa a sardinha para aquilo que lhe Convém!!!"

Realmente, isso é uma verdade que todos nós trazemos e fazemos. Mas...

Ao mesmo tempo que tentamos defender nosso ponto de vista, tentamos diminuir a opinião dos outros - desculpem a generalização - e quando temos nosso ponto de vista decaído, achamos injustos que nos desmoralizem!!!

Isso é algo que pressinto nas Comunidades do Orkut e nos Blogs. Ponto de Vista é algo que todos nós temos e que podemos compartilhar. 

Compartilhar pontos de vista é algo saudável e importante para uma pessoa crescer. Mas o que mais eu vejo é que existe uma certa intolerância a pontos de vista diferentes. Quando existem dois pontos de vista no mesmo espaço, é guerra na certa!!!

Gosto muito dos Postes do Groo, mas não concordo com a atitude dele com o MC. No Análise F1 o clima às vezes esquenta, mas ele sempre conseguiu controlar o ânimos. No Wlog, a coisa é mais liberal com o Próprio Blogueiro participando das discussões.

Bem, para ser bem compreendido é necessário compreender!!!

1 Pitacos:

Anônimo disse...

...e M.C., se preparando contrariado SEMPRE pois o voto é obrigatório( se fosse facultativo votaria do mesmo jeito mas feliz..), escreve: Prefiro opiniões contrárias as que são a favor quando detecto um erro do blogueiro. Por que ? Por que as " a favor " podem ser 1º puxa-saquismo de outro blogueiro necessitando a presença de gente no seu blog 2º gente que não tem opinião ou uma mescla com o 1º( geralmente respostas curtas ) e 3º o próprio blogueiro( e também, respostas curtas ). Existe o 4º motivo : O nick pode estar realmente a favor da opinião do blogueiro mas quando isso acontece há sempre um acréscimo por parte da pessoa que comenta. Bom, vou votar...Putz ! Gagabeira e Dudu Paes.....dá vontade de não ir. E aí, feliz com Kassarsabe ?

 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros