Paradigmas

Todos nós temos encarrado Paradígmas no nosso caminho. Mas o que são paradigmas!?

Segundo o Wikipédia, Paradigma (do grego Parádeigma) literalmente é um modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

Eu desde muito jovem venho quebrando paradígmas. Na Pré-adolecência, morrava num condomínio classe Média em Sampa, onde todo mundo era São-Paulino. Na época, o Corinthians não ganhava nada e o Tricolor vinha do Bi-campeonato Mundial. Sofri muita pressão dos meus amigos e era motivo de piada.

Na época do Bi-campeonato Brasileiro do Corinthians no final dos anos 90, eu tinha dois amigos no colégio, um São-paulino e outro Palmeirense. Os dois ficaram surpresos pelo fato de eu não me gabar do títulos recém conquistado pelo meu time do coração.

Esses são casos mais Light de fatos que fui contra a maré, e que me deram fama na minha família de ser "do Contra". O inusitado é que o óbvio nunca foi tão óbvio para mim.

Um fato interessante na minha vida escolar que hoje entendo que não nasci para ser convencional, foi a minha passagem pela 4ª série.

Minha Professora, Dona Hilda, era um Católica fervorosa e incomum. Queria fazer uma peça de teatro com os alunos com temas religiosos. Ela escolheu o trecho da chegada de Jesus a Jerusalém. O fato de eu defini-lá como incomum é que a maioria dos católicos sempre se refere a Maria, mãe de Jesus primordialmente, como se ela fosse o personagem principal desta Saga.

Bem até a 4ª série, eu era um aluno do tipo que os professores me passavam, e não eu que passava. Eu não me considerava uma pessoa inteligente, talvez por eu não ter me encontrado. Nunca fui uma pessoa de pegar livros e 'devorá-los'. No entanto, a interactividade da Professora que encantou, e eu me tornei o melhor aluno da classe, não em nota mas em participação.

Comecei a estudar a História do Brasil como poucos, tanto que decorrei o Nome completo de Dom Pedro I. Foi aí que descobri a concorrência. Fiz boas amizades e boas rivalidades desde então.

A minha conduta "Do Contra" é meia "Sem Noção", pois muita gente a encara como auto destrutiva. Muitas rivalidades se tornaram inimizadades por eu não ser Politicamente Correto.

Não sou um iludido, mas a minha descrença me fez sentir muito medo e desânimo, e como num passe de mágica, vi as coisa se resolverem da forma mais inusitada possível. Daí nasceu a minha fé, tudo acontece no momento exato que tem que acontecer.

Não me abalo fácil, posso ser otimista demais, mas... aprendi a olhar para atrás e ver os meus erros, e o erro dos outros também. Para isso servem as aulas de História, não é!?

Ser a favor é bom, levantar a bandeira também, essa pode ser uma razão para viver!!! mas ser contra... isso não leva ninguém a lugar nenhum!!!

Sou contraditório, talvez!? mas... aprendi a não ser Anti alguma coisa. Ser a favor, isso é legal, mas ser anti não me leva a nada, pois a vida sempre nos prega peças.

Reluto no intuito de ser a favor de algo é também, ser contra algo. Essa é a quebra de Paradigma que este Blog representa!!!

MC, muito bom este texto que colocou nos comentários do Post Anterior e recomendo a todos que leiam!!!

Wanderson, não me leve a mal, mas existem teorias muito boas, mas é a prática que realmente vale!!!

Nasci num berço Trabalhista ( PeTista, reconheço!!!) mas não sou PeTista. Tenho todo o respeito por eles, assim como pela oposição!!!

Acredito no Liberalismo econômico por dar o devido reconhecimento aos 'talentos'. Mas um Governante deve olhar para todos!!!

4 Pitacos:

Análise F1 disse...

Já coloquei seus 25 pontos!

Abs!

Anônimo disse...

....e M.C., escreve: ..O Redação é mal educado...Não leu o que voce escreveu...Ou achou de tamanha idiotice que, como um funcionário do Detran, veio avisar ao senhor Cristiano Matheus que perdeste a carteira de motorista..... O Baratta disse algo que tinha esquecido faz tempo, no poste anterior. Social-liberalismo. Leia José Guilherme Merquior. Talvez seja essa a sua onda.http://www.oindividuo.com/convidado/martim1.htm "......Antes, preciso fazer um comentário pessoal, como autor desta investigação. Nunca conheci Merquior pessoalmente (até porque quando morreu eu tinha apenas doze anos de idade), mas tenho uma dívida intelectual com ele. Entre meus quinze e dezesseis anos, fui marxista por cerca de uma semana - ou pelo menos, um marxista enrustido, o que é pior do que ser guerrilheiro, se você ver sob uma determinada perspectiva. Li meu "Manifesto Comunista", minha "Ideologia Alemã", estava pronto para mergulhar no primeiro tomo empoeirado de "Das Kapital", jogado entre as traças na antiga biblioteca da família. O que talvez me fascinou em Marx e Engels foi o estilo que não dizia coisa com coisa, o que é realmente muito sedutor quando se é um adolescente que não pensa coisa com coisa. Mas também estava lendo Machado de Assis, e como me interessava muito mais pela linguagem clara, irônica e ambígua do Bruxo de Cosme Velho, procurei livros que me ajudassem na análise de sua obra. Acabei me deparando, graças a um presente de meu pai, com o livro "De Anchieta a Euclides - Breve História da Literatura Brasileira", assinado por um tal de José Guilherme Merquior, que dedicava mais de duzentas páginas a Machado. Não eram meras duzentas páginas: cada uma delas tinha uma observação direta, precisa, coordenando cada parte da obra machadiana com o retrato da história do século XIX. Para um jovem de dezesseis anos, aquilo era um assombro.

Resolvi, então, procurar mais sobre Merquior - e, milagre dos milagres,................" Leia tudo, no endereço acima.

Anônimo disse...

Gostei muito desse seu texto Cristiano!
Digamos q não sou assim "do contra" mas de certa forma traço caminhos e tento não parecer previsível. Se sou, isso apenas qd necessário.
Ser previsível, em suma, tem um aspecto ruim: o tornar-se chato e não surpreendente. Nisso as pessoas perdem o interesse em conhecer vc melhor. Acho q assim escolho ser imprevisível qd era p/ ser óbvia.

Vc é corinthiano? Uai...nunca imaginaria hehe!XD

Grande abraço!^^

Cristiano do Popolog disse...

MC, vou ler mais sobre Merquior e vou fazer um Port Sobre ele! Valeu pela dica!!!

Manu, valeu pela presença!!! Realmente, ser previsível é facilita muita a vida!!! Ser "do contra" não é um estilo mas uma maneira de pensar...

Até mais!!!

 
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros